quinta-feira, 6 de março de 2014

Doutrina de qualidade também é valorizada

Não tenho muito jeito para fazer autoelogio e coisas do tipo, mas não posso deixar de divulgar fato que não só me envaidece, mas dá esperanças de que o trabalho sério e científico, sem oba-oba jurídico-esquemático ou discursos fáceis para arrancar aplausos de plateias ávidas por "heróis jurídicos", pode sim ser devidamente valorizado e ter seu espaço. Como tento fazer pesquisa e construir textos a partir de um trabalho sério, com independência e autonomia científica, sem me preocupar em ser "popular" ou fazer teses de mera conveniência, fico realmente feliz quando recebo convites de pessoas e instituições que valorizam esses aspectos em um Professor e pesquisador jurídico.

No ano passado, recebi convite de Christine Peter, Professora de Direito Constitucional do UniCeub - Centro Universitário de Brasília, para proferir uma aula-palestra sobre minha "Teoria Intercultural da Constituição", livro publicado em 2006 que se originou de minha tese de doutorado defendida 2 anos antes. Não conseguimos fazê-lo no ano passado em virtude de dificuldades de agenda minha e da Instituição, mas finalmente ocorrerá esse encontro no próximo dia 20 deste mês lá no Campus do UniCeub, na Capital Federal.
 
A aula-palestra será proferida no contexto do Projeto Direito Integral, coordenado pela Profa., que tem por objetivo, segundo ela, trazer para o UniCeub para debater com alunos selecionados por seu destaque acadêmico, os pensadores de vanguarda do Direito Constitucional brasileiro. Não posso negar que me envaideci bastante de ser assim considerado por eles. Afinal, parece que pensar com autonomia científica e fora do lugar-comum também pode dar bons resultados.
 
Farei grande esforço para não decepcioná-los. Espero conseguir.
 
Abaixo a transcrição do honroso convite:
 
"Prezado Prof. Dr. Bruno Galindo
 
Será um prazer recebê-lo aqui no Centro Universitário de Brasília – UniCeub para ministrar aula-palestra no Seminário Docência Temática do Projeto Direito Integral – PRODI. Esse projeto é voltado para um grupo pequeno de alunos (entre 15 e 20), matriculados a partir do 2º semestre do nosso Curso de Direito e que tenham disponibilidade, interesse e bom desempenho acadêmico nos dois primeiros semestres do curso.
 
Em cada semestre os alunos participam de duas atividades: uma chamada de Reflexão Estruturante, fundamentalmente na linha das grandes questões interdisciplinares do Direito e na qual aplicaremos metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Outra intitulada Docência Temática, que consiste em uma aula, sempre às quintas-feiras, das 19:00h às 21:30h com professores especialistas sobre temas relativos a uma área do Direito, com possibilidade de participação ativa dos alunos que estudarão texto prévio para estimular o debate.
 
A área de Direito Constitucional é coordenada por mim e tenho como principal função no projeto trazer para uma aula-debate os constitucionalistas brasileiros que representem a vanguarda do pensamento acadêmico, envolvendo a teoria e prática do direito constitucional das diversas Escolas de Direito espalhadas pelas mais variadas regiões do nosso país.
 
Nesse contexto, pensei, como sugestão, que o senhor poderia vir falar conosco sobre a Teoria intercultural. Como os alunos devem fazer uma leitura prévia para preparar o debate com o senhor, gostaria que avaliasse a possibilidade de prepararmos com eles o debate com base em um ou mais capítulos de seu livro sobre este tema. Se achar que outro tema e/ou texto seriam mais adequados, fique a vontade para nos indicar.
 
As datas disponíveis para este 1º Semestre de 2014 são: 13, 20 e 27 de março, 3 e 10 de abril.
 
Se nenhuma delas for possível, indique outras para que possamos tentar fazer adaptações em nosso cronograma, em maio e junho, sempre quintas-feiras (a noite).
 
Desde já agradeço a sua disponibilidade para interlocução e aguardamos a confirmação de sua disponibilidade, para que possamos reservar a data e convidar os outros professores.
 
 Abraços,

 Christine Peter".

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