segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Espaço Memória na Faculdade de Direito do Recife: a relevância da tradição



Na última sexta foi inaugurado o Espaço Memória na Faculdade de Direito do Recife, instituição da qual tenho grande orgulho de ser Professor. No referido espaço, se encontra a Exposição Ruy Barbosa e Castro Alves, onde os visitantes que lá forem poderão conhecer um pouco da vida e obra desses dois grandes ícones da cultura brasileira e que, dentre tantos outros, abrilhantaram com sua presença a história da nossa tradicional Escola Jurídica.

Na exposição, há paineis, fotografias, pinturas e objetos, além de uma escrivaninha e um chapéu que pertenceram a Ruy Barbosa. Está bastante informativa e muito bem organizada, não se limitando aos dois ilustres homenageados, mas contando muita coisa sobre a história da própria Faculdade, desde sua fundação, em 11 de agosto de 1827 (a mais antiga do Brasil, ao lado da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, USP) até os dias atuais. É um espaço gratuito e aberto à visitação pública de segunda a sexta, das 8 as 12h e das 18h30 as 21h30.

Na solenidade de inauguração estiveram presentes muitas personalidades da política e do direito pernambucanos, dentre elas o Senador Marco Maciel e o Deputado Federal Maurício Rands, ambos Professores da Casa, licenciados para o exercício do mandato parlamentar. O Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, instituição à qual a Faculdade é hoje vinculada, Prof. Amaro Lins, também esteve presente, assim como vários Pró-Reitores.

Na verdade, era uma vergonha a Faculdade com o acervo que possui não ter um espaço como este. Depois de muito tempo de marasmo administrativo, a atual Diretora, Profa. Dra. Luciana Grassano, tem conseguido alcançar importantes conquistas institucionais. Embora muitos (eu próprio às vezes) se queixem de que ela seja uma Diretora um tanto distante da comunidade universitária, Luciana demonstra um estilo de trabalho à mineira, talvez sem muito alarde ou populismo, mas traduzindo esse intenso labor de bastidores em grandes realizações.

Além desse fantástico Espaço Memória, a primeira diretora mulher da história da Faculdade, através de uma excelente inserção política junto à Reitoria da UFPE, conseguiu revitalizar o prédio histórico da Praça Adolfo Cirne. O referido edifício virou um canteiro de obras e a Faculdade tem hoje novas e confortáveis salas de aula e está reestruturando a parte administrativa, fazendo com que gradativamente voltemos ao tradicional logradouro que ficou tão restritamente utilizado diante da crônica falta de manutenção.

A Faculdade de Direito do Recife novamente se mostra vibrante, física e intelectualmente, e volta a empolgar e orgulhar seus corpos docente, discente e funcional. Como discente e docente, desde 1998 frequento a Faculdade e raras vezes a vi tão cheia de vida como agora.

É verdade que o momento atual foi mais propício diante do investimento governamental nas universidades federais ter aumentado, mas Luciana Grassano soube aproveitar muito bem a ocasião com aguçado senso de oportunidade. A ela, sem dúvida a principal responsável por tais êxitos, quero deixar publicamente registradas as minhas congratulações e sinceros parabéns. Merece o reconhecimento da comunidade universitária.

É claro que tradição não é tudo e a Faculdade de Direito do Recife não pode ficar presa ao seu passado. Apegar-se demasiadamente às tradições da "Casa de Tobias" (alusão a Tobias Barreto, outro ilustre que também passou por aqui) pode se configurar em acomodação. Contudo, quando temos uma tradição tão rica intelectualmente, ela também pode, paradoxalmente, servir de inspiração a um esforço permanente para não decairmos e construirmos o futuro da Faculdade tão brilhante como foi seu passado.

A responsabilidade é enorme, mas vamos à luta. Rumo ao bicentenário!

2 comentários:

marino disse...

Professor,
sou seu aluno do 3° período da FDR (turma N3) e também leitor de seu blog.
Estou montando uma locadora de livro (http://sites.google.com/site/aluguebooks/) com minha namorada, também sua aluna. Estou aqui para lhe fazer um pedido, gostaria de que o senhor divulgasse em seu blog nosso site, em troca divulgaríamos seu blog em nosso site.
Inclusive há um livro do senhor (Teoria Intercultural da Constituição) em nosso site disponível para locação.
Agradeço a atenção e aguardo resposta.

alugueebooks@gmail.com

Pablo Falcão disse...

Todos da UFPE do PPGD concordam com seu post. Parabéns e abraço.