quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Os 100 melhores filmes, segundo a crítica francesa


A Revista Cahiers du Cinéma, publicação francesa tida como uma das mais importantes da crítica cinematográfica mundial, publicou livro com os considerados 100 filmes obrigatórios em qualquer cinemateca.

Foram consultados 76 críticos de cinema, dentre eles cineastas, jornalistas e historiadores que destacaram principalmente filmes clássicos.

Claro que qualquer lista dessas carrega grande carga de subjetividade e preferências pessoais. Uma lista feita por mim, por exemplo, jamais deixaria de fora filmes como "Adeus Lênin", de Wolfgang Becker, os filmes da denominada "Trilogia das Cores" ("A Liberdade é Azul", "A Igualdade é Branca" e "A Fraternidade é Vermelha"), de Krzysztof Kieslowski, assim como "Doutor Jivago", de David Lean, "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, e "Amadeus", de Milos Forman. Excluiria talvez alguns como "Acossado", "Cantando na Chuva" e "Era uma Vez na América" (são bons filmes, mas não o suficiente para estarem em uma lista dessas, em minha modesta opinião). Mas, enfim, a lista serve de referência para que façamos nossas próprias ponderações e análises (ao menos os 3 filmes da foto - "Cidadão Kane", "O Poderoso Chefão" e "O Grande Ditador", respectivamente - merecem lá estar).

A lista da Cahiers du Cinéma: http://br.cinema.yahoo.com/noticias/20836.

Nenhum comentário: